Make your own free website on Tripod.com
Importância

05/07/03

Home
Filogenia e Classificação
Importância
Anatomia e Fisiologia
Ecologia

 

Importância Econômica

 

Alimentar 

Os moluscos se constituem em importantes fontes de proteína, a preços acessíveis, principalmente bivalves, cefalópodes e caracóis. Seus estoques são grandes e rapidamente renováveis, muito embora, a exploração comercial dos moluscos no Brasil não seja significativa quando comparada com outros países.

 

Matéria Prima Industrial

Os moluscos portadores de conchas são aproveitados para uma infinidade de artigos industriais, tais como, fábricas de botões, broches, brincos e artesanatos de madrepérola. As ostras perlíferas produzem as pérolas tão apreciadas no mundo inteiro (Família Pteriidae). Produtos farmacêuticos, construção civil, rações, etc.

 

Importância Ecológica

 

bullet

Os moluscos são grandes contribuintes da biomassa animal haja visto os grandes bancos de moluscos bentônicos escavadores, principalmente nas áreas costeiras.

bullet

Constituem elos importantes da teia alimentar, caracterizam-se tanto como predadores quanto como presas para outros animais.

bullet

Os filtradores auxiliam no controle da densidade do filo e do zooplâncton.

bullet

Alguns servem como bioindicadores de poluição.

bullet

São utilizados para servir de habitat a outros animais ou plantas que vivem a eles associados.

bullet

Espécies perfuradoras podem alterar o substrato (duro para móvel).

 

 Importância para a Medicina

 

Algumas espécies de moluscos de água doce servem como vetores de doenças infecciosas e parasitárias, funcionando como hospedeiros intermediários de organismos patogênicos para o homem e animais domésticos que se infectam por via hídrica. O exemplo mais típico é o da esquistossomose, flagelo que afeta uma grande parte da população rural do Brasil. Provocada pelo Schistosoma mansoni, em cujo ciclo de vida envolve um período incubatório na cavidade do corpo de caracóis de água doce, principalmente do gênero Biomphalaria.

Algumas espécies produzem substâncias tóxicas nocivas ao homem e letal para outras espécies animais.

De alguns podem ser extraídas substâncias de interesse terapêutico (substância anti-coagulante e heparina).

  

Importância para a Agricultura

 

        Muitos gastrópodes herbívoros provocam danos em lavouras causando grandes prejuízos econômicos.

  

Importância para a Zootecnia

 

Muitas espécies comestíveis podem ser cultivadas em escala industrial e incluem formas terrestres e aquáticas. Ex.: Família Pteriidae para produção de pérolas; Família Helicidae, Helix aspersa (escargot), para alimentação. Ostras, sururus e Pomacea são outros exemplos de espécies que servem de base para produção em escala comercial.

  

Importância para a Paleontologia e Geologia

 

A facilidade com que as conchas se fossilizam tem produzido subsídios para elucidar eventos evolutivos; idades de rochas e sedimentos, e hábitos alimentares de populações pré-históricas através dos Sambaquis.                         .

 

Importância negativa econômica

 

Algumas espécies perfuradoras de madeira provocam danos em embarcações ou pilares de cais.

Home | Filogenia e Classificação | Importância | Anatomia e Fisiologia | Ecologia

Este site foi atualizado em 04/06/03