Make your own free website on Tripod.com

O MUSEU

Conheça, nesta página, o Histórico do Museu que possui a maior coleção de conchas do Norte e Nordeste!

EM BREVE HISTÓRICO COMPLETO DO MUSEU DE MALACOLOGIA

Um verdadeiro livro natural de imagens para o estudo morfológico (conquiológico, morfométrico e anatômico), ecológico, biogeográfico e filogenético dos moluscos

O Museu de Malacologia Prof. Rosa de Lima Silva Melo, é uma instituição pertencente ao Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco que mantém desde o ano de 1977, uma coleção didática de moluscos, equinodermos, celenterados e esponjas, objetivando divulgar a rica biodiversidade marinha do nordeste brasileiro, sobretudo no estado de Pernambuco e área adjacentes, atendendo ao ensino, pesquisa e extensão em todos os níveis. O museu é freqüentado pelo público em geral, brasileiros, estrangeiros, estudantes, pesquisadores e turistas em passagem por nosso estado, como atesta o nosso livro de visitantes.
Dentre as principais atrações expostas em nosso acervo, destacam-se várias conchas raras em coleções brasileiras, como a única Lindapterys rosalimae em exposição no mundo as demais são encontradas nas mãos de colecionadores particulares, as conchas de moluscos venenosos do Indopacífico, as ostras perlíferas e moluscos vivos da nossa fauna criados em caracolários transparentes, além de espécimes da esponja de vidro e a esponja comercial européia. A coleção malacológica tem assumido grandes dimensões, contendo atualmente 8.500 lotes, incluindo os estrangeiros.
Nele são desenvolvidas pesquisas, monografias e teses de pós-graduação, que abordam estudos referentes à sistemática, morfologia, ecologia e distribuição geográfica dos moluscos, macro ou microformas, do litoral nordestino, coligidos em recifes costeiros submersos, associados tanto a sedimentos organogênicos como a macrófitas marinhas, contribuindo dessa forma para o estabelecimento de áreas de preservação ambiental, sobretudo relação a conservação das comunidades bênticas marinhas e estuarinas.

O Departamento de Engenharia de Pesca mantém no seu Museu de Malacologia uma coleção didático-científica de recursos do mar, especialmente voltada para o filo Mollusca, que tem como objetivo facilitar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do corpo docente e discente da Universidade e de outros estabelecimentos de ensino e pesquisa.
 
O acervo conchiliológico (conchas) consta de espécies brasileiras e estrangeiras, proporcionando ao visitante uma visão geral de espécies existentes no mundo. Ao todo, a coleção malacológica possui mais de 45.000 lotes. Este material é resultado dos esforços de todos os bolsistas do CNPq e alunos de Mestrado em Oceanografia e Biologia Animal. , que tem procurado este laboratório para desenvolverem seus trabalhos de pesquisa, sobretudo pelos esforços empreendidos pela Prof. Dra. Rosa de Lima Silva Mello, Professora Associada deste Departamento  e a atual Presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia – SBMa. O Museu de Malacologia integra ainda outras fontes de informações ou de materiais, com base nas coleções existentes e na realização de novas coletas, o que tem ampliado muito o nosso acervo conquiológico, com vistas à sistemática, associando a conquiologia e a macro e microanatomia de grupos de definição genética e até mesmo familiar discutíveis ou específica não conhecida, além dos levantamentos regionais. O Museu busca ainda a coleta de dados ecológicos, face a intensa destruição e degradação dos nossos ecossistemas, sobretudo a Mata Atlântica, brejos da altitude, manguezais e região costeiras, dando condição para a interpretação das interrelações animal-ambiente, a fim de subsidiar a avaliação sobre a dinâmica populacional dos diversos biótopos estudados.
“ O Museu de Malacologia mostra, como uma coleção de moluscos , pode atuar como um tema integrador de divulgação científica, uma vez que a organização de uma exposição como a que nós temos em nosso departamento, demonstra ao grande público o envolvimento e a participação de vários profissionais e estudantes de diversas áreas , não só da Malacologia mais também da Engenharia , Biologia, Zoologia, Informática, Estatística, Mergulho, Desenho e Fotografia"

Dra. Rosa de Lima Silva Mello
Fundadora do Museu de Malacologia