Make your own free website on Tripod.com
Bivalves de Água Doce

E-mail p/ Contato: ticianov@bol.com.br 05/07/03

Home
Acima
Bivalves de Água Doce
Gastrópodes de Água Doce
Parasitas da Ostra Crassostreia

 

CULTIVO DE BIVALVES PERLÍFERO DE ÁGUA DOCE

Projeto de Pesquisa Atual

 

CULTIVO DO bivalve DULCIAQÜÍCOLA  Anodontites trapezialis (Lamarck, 1819) “IN VITRO”, PARA produção experimental de pérola .

Objetivos Geral e Específicos Projeto Atual

 

GERAL:

Dar conhecimento dos fatores bióticos e abióticos que envolvam o cultivo do bivalve A. trapezialis, que possam auxiliar futuros empreendimentos no Estado de Pernambuco. Baseado neste conhecimento, será desenvolvido estruturas físicas, que tornarão viável a produção comercial deste bivalve, tanto pelo grande empresário como pelas comunidades de baixa renda. Este bivalve será utilizado no cultivo perlífero (pérolas e formações perlíferas), constituindo-se também em uma nova fonte de proteína animal que poderá ser produzida em escala industrial.

ESPECÍFICOS:

bullet

 Pesquisar os parâmetros físico-químicos da água no cultivo do Bivalve A. trapezialis, determinando os valores limitantes (máx e min) destes;

bullet

Analisar a ação dos carbonatos, Calcário Calcítico (CaCO3) e Calcário Dolomítico (CaMg(CO3)2), sobre o processos de calcificação;

bullet

Pesquisar o hábito alimentar do bivalve quanto as espécies de fitoplâncton que compõem sua dieta e a quantificação diária da mesma (Fator Biótico);

bullet

Analisar a composição química do Bivalve A. trapezialis, de forma a avaliar sua importância como fonte alimentar direta e as perspectivas do seu aproveitamento como insumo protéico em produção de ração animal e na alimentação humana;

bullet

Avaliar o comportamento e o crescimento do  A. trapezialis no cultivo em  densidades diferentes;

bullet

Desenvolver estruturas de cultivo (tanques, lanternas, filtros biológicos e outros) que possibilitem o bom desenvolvimento do bivalve e que possam ser futuramente utilizadas tanto para o grande produtor como para o pequeno (comunidades de baixa renda).     

Local Projeto Atual

bullet

Estação de Aqüicultura Continental Prof. Johei Koike do Departamento de Pesca da UFRPE;

bullet

Museu de Malacologia da UFRPE;

bullet

Laboratório de Produção de Alimentos Vivos (LAPAVI) da UFRPE;

bullet

Laboratório de Limnologia da UFRPE;

bullet

Empresa “BRASPEIXE Aqüicultura Ltda”, Glória-BA (ANEXO II).

Equipe Projeto Atual

NOME

INSTITUIÇÃO/ TITULAÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Rosa de Lima

UFRPE/LD

05

José Carlos Nascimento de Barros

UFRPE/ Msc

05

Jorge Machado

Universidade do Porto/ Dsc.

05

Mahmoud Wehbi

BRASPEIXE/ Presidente

05

Ticiano Vanderlei de Siqueira Alves

 Alexandre Geaquinto Ferri

UFRPE/ Estudante

UFRPE/ Estudante

 20

05

Apoio Técnico, Financeiro e Institucional Projeto Atual

O Projeto têm o apoio técnico científico do Professor Dsc. Jorge Machado, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Porto – Portugal (ANEXO I). O Dsc. Machado é referência mundial no que diz respeito ao domínio da reprodução e calcificação em bivalves de água doce.

O Apoio Financeiro-estrutural vem da empresa “BRASPEIXE Aqüicultura Ltda”, concedido pelo seu presidente, Mahmoud Wehbi.

O Apoio Institucional se encontra representado pela carta de franquia das instalações do Departamento de Pesca da UFRPE .

 

Home | Bivalves de Água Doce | Gastrópodes de Água Doce | Parasitas da Ostra Crassostreia

Este site foi atualizado em 02/07/03